Vou me aposentar e meu filho está morando no exterior. Como invisto?

Para receber os materiais das aulas e outros conteúdos exclusivos, cadastre seu email abaixo:

.

A primeira coisa é ter parte do seu patrimônio dolarizado pra garantir que você consiga visitar o seu filho. Você pode se planejar e já ir comprando dólares gradualmente.

A maneira mais fácil é aplicando em fundos cambiais. Você não precisa pagar a taxa da casa de câmbio, que costuma ser caríssima, tipo 6%, e nem paga o IOF, que é um imposto cobrado toda vez que você efetivamente faz um câmbio.

Aplicar num fundo cambial é igual aplicar num outro fundo qualquer. E uma vez feito isso, o seu dinheiro vai render de acordo com a variação do dólar americano.

Uma vez aplicado num fundo cambial, você já está protegido com relação ao câmbio. Daí quando chegar perto da viagem, você efetivamente compra os dólares do jeito que quiser, em espécie, depositando numa conta lá no exterior ou colocando num cartão pré-pago.

É como se você estivesse trocando os dólares que estão no fundo, pelos dólares que você efetivamente vai usar.

Outra opção mais sofisticada de você comprar dólares é através de contrato futuro. É uma opção excelente se você precisa dolarizar uma grande parte do seu patrimônio (mais de 30%). Isso porque via contrato futuro você não gasta os reais agora.

O que acontece é que diariamente a sua conta é debitada ou creditada de acordo com a variação do dólar americano. Então, você está dolarizado. Mas os seus reais continuam livres pra serem investidos em CDBs, ações, fundos imobiliários, etc.

Essa opção, de contrato futuro, casa muito bem se você tem plano de se aposentar e passar vários meses lá com o seu filho(a). Ou se tiver plano de morar lá com ele(a), ou comprar um imóvel no exterior.

Se a quantidade de dólares for grande, pode ser ruim você desmontar todos os seus investimentos para aplicar num fundo cambial. Provavelmente vai ser mais interessante comprar contratos futuros.

Compartilhe essa página com os seus amigos investidores: