Imóveis pra renda passiva com aluguéis

O primeiro investimento que vem na cabeça de muita gente é ter vários imóveis pra colocar em aluguel gerando uma renda passiva. Essa é uma boa estratégia?

Sim, mesmo porque imoveis fornecem uma certa segurança. Mas tem vários detalhes que precisam ser considerados.

O primeiro deles é o custo de transação: cartório, imposto e corretagem. Só o imposto às vezes chega a 5% do valor do imóvel. E se você vende com lucro, ainda tem o imposto de renda.

Outro detalhe é o custo de manutenção. Aqui entra pinturas, consertos, melhorias no condomínio e até o IPTU dos imóveis que não estão alugados.

Outro detalhe é a depreciação do imóvel. Em alguns países, como Japão e Austrália, por exemplo, o grande valor fica sempre no terreno. A casa mesmo costuma valer pouco.

No caso de apartamentos, tem o problema do condomínio que vai ficando muito caro com os custos de manutenção e funcionários. Porteiros, manutenção de elevadores antigos, projetos já ultrapassados, com poucas vagas de garagem ou poucas suítes, por exemplo.

Como sempre, o diabo está nos detalhes. É legal ter uma carteira de imóveis pra te gerar renda com aluguéis? Sim, sem dúvida. Mas no mercado financeiro, em geral, você consegue fazer isso de forma mais inteligente.

Você pode aplicar seu dinheiro em fundos imobiliários que te pagarão, mensalmente, o rendimento de imóveis. Pode ser aluguel de laje corporativa, patio de logística, loja em shopping, participação em loteamentos, etc.

O rendimento ainda será maior do que se você efetivamente comprar um imóvel e colocar pra alugar. Faça a conta: no momento (agosto/2020), tem fundos imobiliários com rendimento esperado na casa de 0,5 a 0,6% ao mês.

Com esses fundos, você não tem nenhum dos custos que eu falei antes e é isento de imposto de renda em cima dos aluguéis mensais que você vai recebendo.

Além de todas as vantagens que eu já falei, no caso do fundo imobiliário, você “vende” o seu imóvel e recebe seu dinheiro em 2 dias úteis.

Não bastando isso, você coloca em imóveis a quantidade exata de dinheiro que quer. Sem aquela história de empatar uma grande parte do seu patrimônio. Ou financiar, colocando até mais do que você tem de patrimônio.

Em resumo, com fundo imobiliário, você constrói uma renda de aluguéis colocando quanto dinheiro quiser. Seus recursos rendem mais do que se você comprar um imóvel pra alugar aí na sua cidade. Seus custos são extremamente menores. E quando você quiser o dinheiro de volta, em 2 dias úteis ele está na sua conta.

Pra uma parte do seu patrimônio, penso que fundos imobiliários se encaixam muito bem.


Para receber os materiais das aulas e outros conteúdos exclusivos, cadastre seu email abaixo:

.
Compartilhe essa página com os seus amigos investidores: