Veja o que aconteceu com a ação da Marfrig em um dia. A ideia é entender melhor como ganhar dinheiro com as ações e, ao mesmo tempo, como não perder.
A grande sacada é usar as suas vantagens. Jogar o jogo que você tem grande chance de ganhar. E evitar entrar no jogo que é desfavorável, ou seja, que você vai sair perdendo dinheiro.
O resultado da Marfrig foi divulgado ontem depois do pregão. Era consenso entre os analistas que ele viria extremamente bom. Isso baseado no preço da carne lá nos Estados Unidos no aumento de exportações pra China.
O fato é que o resultado veio mesmo espetacular. E aí você poderia pensar em comprar as ações hoje. Afinal, esse talvez tenha sido o melhor resultado da empresa em todos os tempos.
Mas aí vem a história de não jogar o jogo que é desfavorável pra você. E investir numa ação por causa do seu resultado recente só faz sentido pra quem é profissional. Pra quem tá acompanhando diariamente a empresa e o preço da ação dela.
O jogo de curto prazo não é favorável pra você. Enquanto você tá exercendo a sua profissão, gerenciando a sua empresa, atendendo seus clientes, etc, os profissionais estão avaliando, constantemente, quais informações já estão precificadas na ação.
Mesmo um resultado espetacular, como esse da Marfrig, pode já estar totalmente refletido no preço da ação. E aí, o papel acaba caindo ou subindo pouco e mantém válida a lenda do “sobre no boato e cai no fato”.
Não é óbvio saber o que já está precificado na ação. Tanto que nem todos os gestores conseguem uma boa performance.
Mas o fato é que se você vai acompanhando bem de perto uma ação, por um bom tempo, digamos meses ou até anos, e vai observando o impacto que cada notícia teve no preço da ação, vai ganhando uma noção do que já está precificado.
Esse é um jogo pra quem tem tempo dedicado pro mercado. Ou seja, é pra profissionais. A minha recomendação é que você tenha um horizonte de longo prazo nos seus investimentos. Porque daí sim você entra num jogo que te é favorável.
Esse resultado maravilhoso da Marfrig é só 1 dos 12 resultados que ela vai divulgar pelos próximos 3 anos, por exemplo. A grosso modo, estamos falando de apenas 8% de um conjunto de informações relevantes.
Acho que deu pra entender a ideia de que um único resultado, seja ele bom ou ruim, é pouco pra decidir entre comprar ou vender uma ação pra longo prazo.
Para receber os materiais das aulas e outros conteúdos exclusivos, cadastre seu email abaixo: