Como proteger meu patrimônio durante a pandemia?

Durante o mês de março vimos uma das quedas mais rápidas da história da bolsa de valores – 47% em menos de um mês. Muitos se assustaram e me perguntam como se proteger durante a pandemia. E por mais que a bolsa já tenha recuperado a maior parte da queda, ainda estamos tentando entender, a cada dia que passa, qual vai ser o futuro da doença, da economia e do nosso emprego ou dos nossos negócios.

Mas, então, diante de tanta confusão, por que a bolsa já recuperou um bom tanto? O mercado financeiro antecipa tudo. O mês de março e abril, que foram quando o país parou, já ficaram no passado.

Então, a minha resposta pra como proteger o patrimônio durante a pandemia seria que, na verdade, já é tarde demais. Agora a pergunta é como proteger para o período pós-pandemia.

Várias previsões são factíveis. Todos os governos, tanto de países ricos como de pobres, como o nosso caso, se endividaram pra distribuir dinheiro aos mais carentes. Isso pode gerar inflação, que é um aumento generalizado de preços, e desvalorização do câmbio, como temos visto no nosso Real.

Não é a toa que, por exemplo, o ouro, que historicamente deu alguma proteção em períodos de alta inflação, está na sua máxima histórica. E ainda temos as incertezas do conflito geo-político entre os Estados Unidos e China. Vimos fechamento de embaixadas, briga na tecnologia 5G, conflitos lá no Mar da China. Fora a eleição americana que é daqui a pouco.

Então, como proteger o patrimônio nesse cenário? A proteção mais efetiva que eu conheço funciona pra todo mundo e pouco depende do que vem a acontecer.

Essa proteção mais efetiva é a diversificação. Nas ações, monte uma carteira com pelo menos uns 10 papéis. Nos fundos imobiliários, procure uns 5 fundos priorizando os multi-propriedades, ou seja, que tem vários imóveis lá dentro. Eu também aconselho você ter um pouco de investimentos em dólar.

Então, essa é a melhor proteção. Funcionou muito bem quando a pandemia bateu em cheio e vai continuar funcionando quando ela enfraquecer. O ponto é que quando você procura um investimento que deve se beneficiar com o que você acha que vai acontecer no mundo, por mais que pareça proteção, na verdade, você está fazendo um ataque ao invés de uma defesa.

Não sabemos o que acontecerá no mundo depois da pandemia. Ninguém tem a menor ideia do futuro. Por mais inteligente que a pessoa possa parecer, ela não sabe quanto cada investimento vai render e nem o quanto dessa expectativa futura de rendimento já está refletida no preço atual.

Em resumo, pra proteger seu patrimônio durante a pandemia, ou mesmo depois dela, diversifique. Essa é a sua defesa. Agora, se você quer que seu patrimônio renda bem acima da média, aí sim precisará de previsões e investir um pouco mais onde parece mais promissor. Ou seja, esse vai ser um ataque seu. Uma tentativa de aumentar seu patrimônio, seja crescendo mais do que a média ou caindo menos.


Para receber os materiais das aulas e outros conteúdos exclusivos, cadastre seu email abaixo:

.
Compartilhe essa página com os seus amigos investidores: